terça-feira, 26 de novembro de 2013

Em severa crítica à Igreja, papa apresenta maior reforma do Vaticano em meio século


A escolha dos fiéis que deveriam comungar também é atacado pelo papa. “A Eucaristia não é um prêmio para os perfeitos, mas um generoso remédio e um alimento para os fracos”, alertou.

MSN

Exortação apostólica "Evangelii Gaudium" ("A Alegria do Evangelho"), do Papa Francisco 

-Reforma: "A pastoral exige o abandono do confortável critério pastoral do 'nós sempre fizemos assim'. Convido a todos a serem audaciosos e criativos neste dever de repensar os objetivos, as estruturas, o estilo e os métodos. Convido cada um a aplicar com generosidade e coragem as orientações deste documento, sem interdições nem medos."

-Pecado: "O confessionário não deve ser uma câmara de tortura." "A prestação de contas e a responsabilidade de uma ação pode ser diminuída ou eliminada pela ignorância, inadvertência, violência, medo, hábitos, afeições desordenadas, e outros fatores psíquicos ou sociais."

- Sacramentos: "Aquele que busca a Deus não deve encontrar a frieza de uma porta fechada. Mas há outras portas que também não devem permanecer fechadas. Até mesmo as portas dos sacramentos não devem se fechar por qualquer razão."

- Aborto: "Por se tratar de uma questão que diz respeito à consistência interna da nossa mensagem sobre o valor da pessoa humana, não devemos esperar que a Igreja mude a sua posição. Esta questão não está sujeita a supostas reformas ou modernizações. Não é um progresso resolver problemas eliminando vidas humanas. Mas também é verdade que pouco fazemos para apoiar adequadamente as mulheres que se encontram em situações adversas em que o aborto é apresentado a elas como uma solução rápida para sua angústia profunda, especialmente quando a vida crescendo nelas é o resultado de uma violência ou em um contexto de extrema pobreza. Quem pode não entender estas situações dolorosas?"

- Ordenação das mulheres: "O sacerdócio é reservado aos homens, como sinal do Cristo casado e envolvido com a eucaristia, é uma questão que não se discute."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!

Postagens populares

Visitantes

Translate