sábado, 12 de setembro de 2009

Obama teria sondado Lula para comandar Banco Mundial



Presidente dos EUA quer reforçar caráter social da instituiçãoAdmirador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente americano Barack Obama pode desapontar quem espera ver o brasileiro em um terceiro mandato no Planalto. Segundo o colunista Marcelo Onaga, da revista Exame, Obama sonha em ver Lula na presidência do Banco Mundial (Bird) após a crise financeira, dando à instituição um caráter mais voltado a políticas sociais e países pobres.

De acordo com Onaga, representantes do presidente americano teriam consultado informalmente pessoas próximas a Lula para saber qual seria a reação do presidente a um convite para presidir o Bird e teriam ouvido que, no mínimo, Lula “se sentiria muito honrado”. Ao jornal espanhol El País, o jornalista afirmou que sua fonte foi o Departamento de Estado americano. A pessoa próxima a Lula consultada por assesores de Obama seria alguém de total confiança do presidente.

A proposta não foi confirmada nem desmentida pelo governo, mas teve repercussão na imprensa internacional. Ao El País, o porta-voz de Lula, Marcelo Baumbach, limitou-se a responder que, para a Presidência da República, o assunto deve ser tratado “como rumor”.

Obama quer dar ao Bird um perfil mais voltado ao desenvolvimento social. A imagem ligada a programas econômicos como o Bolsa-Família reforçaria as chances de Lula para a vaga. Se o presidente for confirmado no Bird, seria a primera vez em 65 anos que a instituição teria um comandante não-americano. O mandato do atual presidente, Robert Zoellick, termina em 2011. Na avaliação do El País, Lula seria uma figura simbólica e representaria uma “alma nova” e de cunho social na instituição.

Lula costuma criticar publicamente a política do Bird e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em outubro do ano passado, ao discursar na inauguração do escritório da Associação Brasileira de Promoção das Importações e Investimentos (Apex), em Havana, o presidente chegou a afirmar que as instituições, como são hoje, “de nada servem”.

– É preciso mudar a economia mundial. O FMI e o Bird, do jeito que funcionam hoje, de nada servem. Os países precisam regular o sistema financeiro. Não dá mais, pois descobriu-se que o mercado é um ovo sem gema – afirmou o presidente na ocasião.

Lula teria como principal concorrente o primeiro-ministro indiano Manmohan Singh. Na avaliação do economista David Rothkpof, que abordou o tema em artigo no site ForeignPolicy, um representante do Brasil ou da Índia seria perfeito para essa nova “roupagem” que Obama quer dar à instituição. Zoellick também é cotado para se manter à frente da instituição em um novo mandato.



Qual a sua oponião?

4 comentários:

  1. Prezado Alan, parabéns pelo blogger! Temos que lutar por uma cultura da reflexão. E obrigado por visitar o meu. Forte abraço, Renato.

    ResponderExcluir
  2. Saudadesss!!
    Vamos dançar com o Obama e Thalia da próxima vez?

    Quem sabe ele nos deixa ver o Nobel da PAz.
    kkkkk
    bjuuussss

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Alan é com muito prazer que venho prestigiar esse blog. Você sempre tem algo diferente para enriquecer o nosso conhecimento.
    Obrigado meu amigo.

    Ver Lula no BIRD, seria mais uma vitória para todo o Brasil uma grande honra

    Um abraço

    Marcos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!

Postagens populares

Visitantes

Translate